Notebook com fogo transparente, pessoa pensando em fazer churrasco

O seu notebook superaquece frequentemente? Notebooks superaquecidos tendem a consumir mais energia, tem o desempenho drasticamente reduzido e, caso você seja verão na sua região, a experiência de digitar num aparelho quase pegando fogo não é lá das mais agradáveis.

Acompanhe as possíveis causas e como resolvê-las. 


Como corrigir via software

Verifique o que faz seu computador esquentar

No sistema operacional, é possível mapear os processos que o notebook executa e observar as tarefas que são mais pesadas. Assim, o usuário pode identificar o que está sobrecarregando o computador, ou seja, o que está forçando o processador a esquentar demais.

No Windows, é possível verificar por meio do Gerenciador de Tarefas. Abra o serviço ao apertar “Ctrl + Shift + Esc” no teclado, ao mesmo tempo. Expanda a visão para “Mostrar Detalhes” e, na aba “Detalhes”, clique na coluna “CPU” para ordenar os processos de acordo com o que eles pesam no processador. Na aba “Processos”, você pode fazer o mesmo procedimento, tendo uma visão mais gráfica do que acontece.

Na imagem acima, observe que o serviço de caça de malwares do Windows estava exigindo mais. No seu computador, você pode usar essa dica para mapear qual software faz a máquina trabalhar pesado como forma de isolar um culpado pela alta temperatura.

Observe as informações por um tempo até que você consiga identificar algum padrão. Se encontrar um processo fora do normal, pesquise sobre o programa que está causando sobrecarga para descobrir se há problemas associados com o seu uso, ou mesmo se você pode removê-lo.

No Linux, é possível usar os monitores de sistema que acompanham as diferentes distribuições para o mesmo controle.

Sacrifique a performance

Outra correção que você pode tentar é limitar a performance do seu processador nas configurações de energia do sistema. Dessa forma, você terá menos performance – já que a CPU estará proibida de chegar a velocidades mais altas – mas também terá menor consumo de energia (o que pode ser interessante para a sua bateria) e menos calor.

Como corrigir via hardware

Nas sugestões anteriores, observamos métodos que visam identificar e corrigir o problema do calor por meio de software, ferramentas de sistema e configurações que beneficiam a economia de energia e menor geração de calor. Agora, neste tópico, confira dicas sobre o que fazer com o hardware do seu notebook. É importante ressaltar que alguns procedimentos são difíceis de serem realizados por iniciantes, por isso é recomendável procurar ajuda profissional.

Troque a pasta térmica

Pasta térmica aumenta muito a eficiência da troca de calor e ajuda a diminuir a temperatura — Foto: Felipe Alencar/TechTudo

A pasta térmica é um composto químico que serve para criar uma camada homogênea de conexão entre a tampa do processador e um heatpipe (a estrutura de cobre que conduz o calor até a ventoinha do laptop). O componente está sujeito a desgaste e, quando resseca, perde a eficiência com o tempo. Além disso, para começo de conversa, fabricantes tendem a economizar e usar pastas de qualidade duvidável em seus computadores.

No mercado, há uma grande quantidade de pastas de alta qualidade e que podem derrubar a temperatura do computador em margens que podem passar dos 10° Celsius em casos extremos. Saiba como escolher a melhor pasta para o seu bolso e necessidade.

Ao comprar pastas, fique atento à procedência do composto e dê preferência às opções que não usam metais em sua composição. Embora pastas de teor metálico tenham melhor performance, o metal pode ter comportamento corrosivo em alguns casos e também pode causar curto-circuito em aplicações desastradas. Vale citar que o material é pastoso e pode escorrer. Pastas com compostos sem materiais metálicos também têm ótima performance, com a vantagem de serem mais seguras para marinheiros de primeira viagem.

Aplicação de pasta térmica não é algo trivial e você só deve encarar o procedimento se souber o que está fazendo. Caso contrário, procure profissionais. 

Trechos retirados do TechTudo

Mudando o ambiente externo 

Mudando de apoio

Se o seu notebook está sob um material ou uma superfície que retém calor facilmente, como o seu colo ou em cima de um papel plástico, é melhor colocá-lo em outro lugar. Uma outra alternativa é usar um suporte para notebooks ou, caso você não tenha um, você pode posicionar um livro na borda de trás do computador.

Evite utilizar seu notebook em superfícies irregulares, pois a saída de ar localiza-se na parte inferior. Desta forma, utilizar o aparelho sobre as pernas, almofadas ou cobertores poderá obstruir o seu sistema de arrefecimento e limitar a circulação de ar, contribuindo bastante para o superaquecimento de seu hardware.

Ventile o ambiente

Durante o verão, dependendo da sua região, as temperaturas podem chegar até 40 graus celsius, então é sempre bom manter o seu ambiente de estudos ou de trabalho bem ventilado. Partículas como poeira, areia, pólen, etc., podem entrar na estrutura de refrigeração do computador e dificultar, ou mesmo impedir, a dissipação do calor. Por último, não deixe o seu notebook em lugares com incidência direta com o sol. 

Contato


Notehelp Assistência Técnica de Notebooks

Tel: 11 5081.6017

WhatsApp: 11 97715.9412

contato@notehelp.com.br